FACE DE HOMEM - Lemos em João 1:4; " O verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade . " Precisava Jesus, para salvar o homem, tornar-se homem, isto é encarnar-se no ventre de Maria, para participar de nossa natureza e raça, como semente da mulher, cumprindo Gênesis 3:15, com os propósitos de: - conhecer nossos problemas, nossas doenças, nossas dores e nossas ansiedades; para sentir, por nós, compaixão (Filipenses 2:7; Hebreus 2:17,18; 4:15; 5:1,2.) mas, de modo especial para nos salvar. Para nos salvar necessitava de ter corpo para oferece-lo, como sacrifício, pelos pecados dos homens; precisava também ser homem de dores(Hebreus 10:10) sofrendo em lugar dos homens, na cruz e fora da cruz: trabalhos (Isaias 53:3); necessidades físicas(canseira, fome, calor, frio, sono, fraqueza etc.); precisava conhecer experimentalmente e enfrentar nossos problemas morais e espirituais, inclusive enfrentar e derrotar satanás; precisava padecer, pôr nós, dores, pesares, revoltas, tristezas, decepções, solidão, ingratidões e ansiedades; precisava como homem, em lugar dos pecadores, de ser ridicularizado, rejeitado, humilhado, preso, espancado, cuspido, injuriado, flagelado, confundido com malfeitores, xingado, zombado, julgado, desafiado, condenado, crucificado e morto fisicamente. Mas o homem perfeito, ideal, santo, irrepreensível e modelo para todas as criaturas humanas, para ser o Salvador justo (que justificou a muitos), em lugar do homem, com o propósito de salvá-lo da perdição eterna.
Jesus Cristo como salvador é tipificado no "ROSTO DE HOMEM". Temos o seguinte esboço para o estudo desta doutrina:
A- O "Rosto de Homem" Jesus Cristo o Salvador
B- Evangelho Lucas
C- Como apresenta Jesus Como "Filho do Homem"
D- Símbolo da Salvação Cruz
E- Cor simbólica na bandeira Escarlate (vermelha)
C O M E N T Á R I O
A - O primeiro rosto que Ezequiel viu foi o ‘’ROSTO DE HOMEM" apresentando "Jesus Cristo, o Filho do Homem, como Salvador" que foi sacrificado por nós. Todos necessitamos desse Salvador, porque todos pecamos(Rom 3:23). É necessário crer NELE (Atos 16:31) para nascer de novo (João 3:3) e ter o nome escrito no livro da vida (Apoc 20:15). Para sermos salvos, Cristo morreu por todos e ressuscitou (Rom 8:34). Ele intercede pôr nós (Heb 7:25), defende-nos (I João 2:1-2) e liberta-nos do pecado e da morte (Rom 8:2). Jesus Cristo, o Salvador, é nosso Cordeiro da Páscoa(I Cor 5:7); como o povo de Israel no Egito foi protegido da morte pelo sangue de um cordeiro sacrificado, assim Jesus nos protege da morte eterna pelo Seu Sangue e nos garante a salvação. (Ex 12:1-7; I João 2:2). Este é o primeiro aspecto do Evangelho Quadrangular.
JESUS CRISTO, O SALVADOR
B - O Evangelho de Lucas apresenta Jesus Cristo, o "SALVADOR" que "veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lucas 19:10).
C - Lucas apresenta o Salvador Jesus Cristo como "FILHO DO HOMEM", perfeito e ideal no corpo, na alma e espírito. Este evangelho foi escrito especialmente para os gregos, cujo ideal era o homem perfeito.
Quem é o "FILHO DO HOMEM"? O "FILHO DO HOMEM" é o "FILHO DE DEUS". Em João 1:1 lemos: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Continuando, a Escritura declara em João 1:14 que ".... o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade". I Tim 3:16 explica: "E sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade; aquele que se manifestou na carne, foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo, e recebido em cima na glória".
Por que o Verbo se fez carne?
01 - Para ter um corpo a ser oferecido como sacrifício pelo pecado dos homens. "...... santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo......" (Heb 10:10)
02 - Para que Seu Sangue pudesse ser uma expiação sobre o altar (a cruz), pois, "É o sangue que faz
expiação pela alma". (Lev 17:11).
03 - Para que se tornasse o perfeito Cordeiro do Sacrifício. ( João 1:29; Isa 53:7; I Pe 1:18,19).
04 - Para que Deus pudesse manifestar a expressão máxima do Seu Amor para com o mundo. (João 3:16).
Vejamos alguns dos aspectos humanos de Jesus que a Escritura focaliza:
01 - É "a semente da mulher" (Gen 3:15).
02 - É "o homem de dores e trabalhos" (Isa 53:3)
03 - Chamou-se a si mesmo o "Filho do Homem" (Mat 9:6).
04 - Teve fome (Lucas 4:2), teve sede (João 19:28), cansou-se (João 4:6), foi tentado (Heb 4:15), sentiu agonia (João 11:35), sentiu dor (Mar 8:3l), sentiu pesar (Mat 26:38)
05 - "A si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homem". (Fil 2:7,8 Ed Atualizada)
06 - Sofreu como homem: Foi cuspido, flagelado, ridicularizado, desdenhado, rejeitado, humilhado e morto."Certamente levará as nossas aflições e removerá as nossas tristezas" (Isa 53:4).
O "FILHO DO HOMEM" ressuscitou ao terceiro dia (I Cor 15:4), foi visto por muitos (I Cor 15:4-8), subiu ao céu(Atos 1:9) e está à mão direita de Deus Pai. (Heb 1:1,3).
D - O Símbolo da Salvação é a "CRUZ". Ela está vazia porque Cristo vive. (I Cor 1:18-20)
E - A doutrina da Salvação esta simbolizada na bandeira da Igreja do Evangelho Quadrangular pela cor escarlate, representando o " SANGUE DE CRISTO DERRAMADO POR NÓS".
|