CAPITULOS

 
1 a 10
11 a 20
21 a 29


Capitulo 21
1  Entäo Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.
2  E disse Davi a Joabe e aos maiorais do povo: Ide, numerai a Israel, desde Berseba até Dä; e trazei-me a conta para que saiba o número deles.
3  Entäo disse Joabe: O SENHOR acrescente ao seu povo cem vezes tanto como é; porventura, ó rei meu senhor, näo säo todos servos de meu senhor? Por que procura isto o meu senhor? Porque seria isto causa de delito para com Israel.
4  Porém a palavra do rei prevaleceu contra Joabe; por isso saiu Joabe, e passou por todo o Israel; entäo voltou para Jerusalém.
5  E Joabe deu a Davi a soma do número do povo; e era todo o Israel um milhäo e cem mil homens, dos que arrancavam da espada; e de Judá quatrocentos e setenta mil homens, dos que arrancavam da espada.
6  Porém os de Levi e Benjamim näo contou entre eles, porque a palavra do rei foi abominável a Joabe.
7  E este negócio também pareceu mau aos olhos de Deus; por isso feriu a Israel.
8  Entäo disse Davi a Deus: Gravemente pequei em fazer este negócio; porém agora sê servido tirar a iniqüidade de teu servo, porque procedi mui loucamente.
9  Falou, pois, o SENHOR a Gade, o vidente de Davi, dizendo:
10  Vai, e fala a Davi, dizendo: Assim diz o SENHOR: Três coisas te proponho; escolhe uma delas, para que eu ta faça.
11  E Gade veio a Davi, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Escolhe para ti,
12  Ou três anos de fome, ou que três meses sejas consumido diante dos teus adversários, e a espada de teus inimigos te alcance, ou que três dias a espada do SENHOR, isto é, a peste na terra, e o anjo do SENHOR destrua todos os termos de Israel; vê, pois, agora, que resposta hei de levar a quem me enviou.
13  Entäo disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; caia eu, pois, nas mäos do SENHOR, porque säo muitíssimas as suas misericórdias; mas que eu näo caia nas mäos dos homens.
14  Mandou, pois, o SENHOR a peste a Israel; e caíram de Israel setenta mil homens.
15  E Deus mandou um anjo a Jerusalém para a destruir; e, destruindo-a ele, o SENHOR olhou, e se arrependeu daquele mal, e disse ao anjo destruidor: Basta, agora retira a tua mäo. E o anjo do SENHOR estava junto à eira de Ornä, o jebuseu.
16  E, levantando Davi os seus olhos, viu o anjo do SENHOR, que estava entre a terra e o céu, com a sua espada desembainhada na sua mäo estendida contra Jerusalém; entäo Davi e os anciäos, cobertos de sacos, se prostraram sobre os seus rostos.
17  E disse Davi a Deus: Näo sou eu o que disse que se contasse o povo? E eu mesmo sou o que pequei, e fiz muito mal; mas estas ovelhas que fizeram? Ah! SENHOR, meu Deus, seja a tua mäo contra mim, e contra a casa de meu pai, e näo para castigo de teu povo.
18  Entäo o anjo do SENHOR ordenou a Gade que dissesse a Davi para subir e levantar um altar ao SENHOR na eira de Ornä, o jebuseu.
19  Subiu, pois, Davi, conforme a palavra de Gade, que falara em nome do SENHOR.
20  E, virando-se Ornä, viu o anjo, e esconderam-se seus quatro filhos que estavam com ele; e Ornä estava trilhando o trigo.
21  E Davi veio a Ornä; e olhou Ornä, e viu a Davi, e saiu da eira, e se prostrou perante Davi com o rosto em terra.
22  E disse Davi a Ornä: Dá-me este lugar da eira, para edificar nele um altar ao SENHOR; dá-mo pelo seu valor, para que cesse este castigo sobre o povo.
23  Entäo disse Ornä a Davi: Toma-o para ti, e faça o rei meu senhor dele o que parecer bem aos seus olhos; eis que dou os bois para holocaustos, e os trilhos para lenha, e o trigo para oferta de alimentos; tudo dou.
24  E disse o rei Davi a Ornä: Näo, antes, pelo seu valor, a quero comprar; porque näo tomarei o que é teu, para o SENHOR, para que näo ofereça holocausto sem custo.
25  E Davi deu a Ornä, por aquele lugar, o peso de seiscentos siclos de ouro.
26  Entäo Davi edificou ali um altar ao SENHOR, e ofereceu nele holocaustos e sacrifícios pacíficos; e invocou o SENHOR, o qual lhe respondeu com fogo do céu sobre o altar do holocausto.
27  E o SENHOR deu ordem ao anjo, e ele tornou a sua espada à bainha.
28  Vendo Davi, no mesmo tempo, que o SENHOR lhe respondera na eira de Ornä, o jebuseu, sacrificou ali.
29  Porque o tabernáculo do SENHOR, que Moisés fizera no deserto, e o altar do holocausto, estavam naquele tempo no alto de Gibeom.
30  E näo podia Davi ir perante ele consultar a Deus; porque estava aterrorizado por causa da espada do anjo do SENHOR.


Capitulo 22
1  E disse Davi: Esta será a casa do SENHOR Deus, e este será o altar do holocausto para Israel.
2  E deu ordem Davi que se ajuntassem os estrangeiros que estavam na terra de Israel; e ordenou cortadores de pedras, para que lavrassem pedras de cantaria, para edificar a casa de Deus.
3  E aparelhou Davi ferro em abundáncia, para os pregos das portas das entradas, e para as junturas; como também cobre em abundáncia, que näo foi pesado;
4  E madeira de cedro sem conta; porque os sidónios e tírios traziam a Davi madeira de cedro em abundáncia.
5  Porque dizia Davi: Salomäo, meu filho, ainda é moço e tenro, e a casa que se há de edificar para o SENHOR deve ser magnífica em excelência, para nome e glória em todas as terras; eu, pois, agora lhe prepararei materiais. Assim preparou Davi materiais em abundáncia, antes da sua morte.
6  Entäo chamou a Salomäo seu filho, e lhe ordenou que edificasse uma casa ao SENHOR Deus de Israel.
7  E disse Davi a Salomäo: Filho meu, quanto a mim, tive em meu coraçäo o propósito de edificar uma casa ao nome do SENHOR meu Deus.
8  Porém, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Tu derramaste sangue em abundáncia, e fizeste grandes guerras; näo edificarás casa ao meu nome; porquanto muito sangue tens derramado na terra, perante mim.
9  Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos ao redor; portanto, Salomäo será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias.
10  Ele edificará uma casa ao meu nome, e me será por filho, e eu lhe serei por pai, e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel, para sempre.
11  Agora, pois, meu filho, o SENHOR seja contigo; e prospera, e edifica a casa do SENHOR teu Deus, como ele disse de ti.
12  O SENHOR te dê täo-somente prudência e entendimento, e te instrua acerca de Israel; e isso para guardar a lei do SENHOR teu Deus.
13  Entäo prosperarás, se tiveres cuidado de cumprir os estatutos e os juízos, que o SENHOR mandou a Moisés acerca de Israel; esforça-te, e tem bom ánimo; näo temas, nem tenhas pavor.
14  Eis que na minha afliçäo preparei para a casa do SENHOR cem mil talentos de ouro, e um milhäo de talentos de prata, e de cobre e de ferro que näo se pesou, porque era em abundáncia; também madeira e pedras preparei, e tu suprirás o que faltar.
15  Também tens contigo obreiros em grande número, cortadores e artífices em obra de pedra e madeira; e toda a sorte de peritos em toda a espécie de obra.
16  Do ouro, da prata, e do cobre, e do ferro näo há conta. Levanta-te, pois, e faze a obra, e o SENHOR seja contigo.
17  E Davi deu ordem a todos os príncipes de Israel que ajudassem a Salomäo, seu filho, dizendo:
18  Porventura näo está convosco o SENHOR vosso Deus, e näo vos deu repouso ao redor? Porque entregou na minha mäo os moradores da terra; e a terra foi sujeita perante o SENHOR e perante o seu povo.
19  Disponde, pois, agora o vosso coraçäo e a vossa alma para buscardes ao SENHOR vosso Deus; e levantai-vos, e edificai o santuário do SENHOR Deus, para que a arca da aliança do SENHOR, e os vasos sagrados de Deus se tragam a esta casa, que se há de edificar ao nome do SENHOR.


Capitulo 23
1  Sendo, pois, Davi já velho, e cheio de dias, fez a Salomäo, seu filho, rei sobre Israel.
2  E reuniu a todos os príncipes de Israel, como também aos sacerdotes e levitas.
3  E foram contados os levitas de trinta anos para cima; e foi o número deles, segundo as suas cabeças, trinta e oito mil homens.
4  Destes havia vinte e quatro mil, para promoverem a obra da casa do SENHOR, e seis mil oficiais e juízes,
5  E quatro mil porteiros, e quatro mil para louvarem ao SENHOR com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi.
6  E Davi os repartiu por turnos, segundo os filhos de Levi, Gérson, Coate e Merari.
7  Dos gersonitas: Ladä e Simei.
8  Os filhos de Ladä: Jeiel, o chefe, e Zetä, e Joel, três.
9  Os filhos de Simei: Selomite, Haziel, e Harä, três; estes foram os chefes dos pais de Ladä.
10  E os filhos de Simei: Jaate, Ziza, Jeús, e Berias; estes foram os filhos de Simei, quatro.
11  E Jaate era o chefe, e Ziza o segundo, mas Jeús e Berias näo tiveram muitos filhos; por isso estes, sendo contados juntos se tornaram uma só família.
12  Os filhos de Coate: Anräo, Izar, Hebrom, e Uziel, quatro.
13  Os filhos de Anräo: Aräo e Moisés; e Aräo foi separado para santificar o santo dos santos, ele e seus filhos, eternamente; para incensar diante do SENHOR, para o servirem, e para darem a bênçäo em seu nome eternamente.
14  E, quanto a Moisés, homem de Deus, seus filhos foram contados entre os da tribo de Levi.
15  Foram, pois, os filhos de Moisés, Gérson e Eliézer.
16  Dos filhos de Gérson foi Sebuel o chefe.
17  E, quanto aos filhos de Eliézer, foi Reabias o chefe; e Eliézer näo teve outros filhos; porém os filhos de Reabias foram muitos.
18  Dos filhos de Izar foi Selomite o chefe.
19  Quanto aos filhos de Hebrom, foram Jerias o primeiro, Amarias o segundo, Jaaziel o terceiro, e Jecameäo o quarto.
20  Quanto aos filhos de Uziel, Mica o chefe, e Issias o segundo.
21  Os filhos de Merari: Mali, e Musi; os filhos de Mali: Eleazar e Quis.
22  E morreu Eleazar, e näo teve filhos, porém filhas; e os filhos de Quis, seus parentes, as tomaram por mulheres.
23  Os filhos de Musi: Mali, e Eder, e Jeremote, três.
24  Estes säo os filhos de Levi, segundo a casa de seus pais, chefes dos pais, conforme foram contados pelos seus nomes, segundo as suas cabeças, que faziam a obra do ministério da casa do SENHOR, desde a idade de vinte anos para cima.
25  Porque disse Davi: O SENHOR Deus de Israel deu repouso ao seu povo, e habitará em Jerusalém para sempre.
26  E também, quanto aos levitas, que nunca mais levassem o tabernáculo, nem algum de seus aparelhos pertencentes ao seu ministério.
27  Porque, segundo as últimas palavras de Davi, foram contados os filhos de Levi da idade de vinte anos para cima:
28  Porque o seu cargo era assistir aos filhos de Aräo no ministério da casa do SENHOR, nos átrios, e nas cámaras, e na purificaçäo de todas as coisas sagradas, e na obra do ministério da casa de Deus.
29  A saber: para os päes da proposiçäo, e para a flor de farinha, para a oferta de alimentos, e para os coscoröes ázimos, e para as sertäs, e para o tostado, e para todo o peso e medida;
30  E para estarem cada manhä em pé para louvarem e celebrarem ao SENHOR; e semelhantemente à tarde;
31  E para oferecerem os holocaustos do SENHOR, aos sábados, nas luas novas, e nas solenidades, segundo o seu número e costume, continuamente perante o SENHOR;
32  E para que tivessem cuidado da guarda da tenda da congregaçäo, e da guarda do santuário, e da guarda dos filhos de Aräo, seus irmäos, no ministério da casa do SENHOR.

Capitulo 24
1  E quanto aos filhos de Aräo, estas foram as suas divisöes: os filhos de Aräo: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar.
2  E morreram Nadabe e Abiú antes de seu pai, e näo tiveram filhos; e Eleazar e Itamar administravam o sacerdócio.
3  E Davi, com Zadoque, dos filhos de Eleazar, e Aimeleque, dos filhos de Itamar, dividiu-os segundo o seu ofício no seu ministério.
4  E acharam-se muito mais chefes dos pais entre os filhos de Eleazar do que entre os filhos de Itamar, quando os repartiram; dos filhos de Eleazar dezesseis chefes das casas paternas, mas dos filhos de Itamar, segundo as casas paternas, oito.
5  E os repartiram por sortes, uns com os outros; porque houve governadores do santuário e governadores da casa de Deus, assim dentro os filhos de Eleazar, como dentre os filhos de Itamar.
6  E Semaías, filho de Natanael, o escriväo dentre os levitas, os registrou perante o rei, e os príncipes, e Zadoque, o sacerdote, e Aimeleque, filho de Abiatar, e os chefes dos pais entre os sacerdotes, e entre os levitas; dentre as casas dos pais tomou-se uma para Eleazar, e outra para Itamar.
7  E saiu a primeira sorte a Jeoiaribe, a segunda a Jedaías,
8  A terceira a Harim, a quarta a Seorim,
9  A quinta a Malquias, a sexta a Miamim,
10  A sétima a Hacoz, a oitava a Abias,
11  A nona a Jesua, a décima a Secanias,
12  A undécima a Eliasibe, a duodécima a Jaquim,
13  A décima terceira a Hupa, a décima quarta a Jesebeabe,
14  A décima quinta a Bilga, a décima sexta a Imer,
15  A décima sétima a Hezir, a décima oitava a Hapizes,
16  A décima nona a Petaías, a vigésima a Jeezquel,
17  A vigésima primeira a Jaquim, a vigésima segunda a Gamul,
18  A vigésima terceira a Delaías, a vigésima quarta a Maazias.
19  O ofício destes no seu ministério era entrar na casa do SENHOR, segundo lhes fora ordenado por Aräo seu pai, como o SENHOR Deus de Israel lhe tinha mandado.
20  E do restante dos filhos de Levi: dos filhos de Anräo, Subael; dos filhos de Subael, Jedias.
21  Quanto a Reabias: dos filhos de Reabias, Issias era o primeiro;
22  Dos izaritas, Selomote; dos filhos de Selomote, Jaate;
23  E dos filhos de Hebrom, Jerias o primeiro, Amarias o segundo, Jaaziel o terceiro, Jecameäo o quarto;
24  Dos filhos de Uziel, Mica; dos filhos de Mica, Samir;
25  O irmäo de Mica, Issias; dos filhos de Issias, Zacarias;
26  Os filhos de Merari, Mali e Musi; dos filhos de Jaazias, Beno;
27  Os filhos de Merari: de Jaazias, Beno, e Soäo, e Zacur, e Ibri;
28  De Mali, Eleazar; e este näo teve filhos.
29  Quanto a Quis: dos filhos de Quis, Jerameel;
30  E os filhos de Musi: Mali, e Eder, e Jerimote; estes foram os filhos dos levitas, segundo as suas casas paternas.
31  Estes também lançaram sortes como seus irmäos, os filhos de Aräo, perante o rei Davi, e Zadoque, e Aimeleque, e os chefes das famílias entre os sacerdotes e entre os levitas; assim fizeram, tanto os pais principais como os irmäos menores.

Capitulo 25
1  E Davi, juntamente com os capitäes do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemä, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério:
2  Dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias, e Asarela, filhos de Asafe; a cargo de Asafe, que profetizava debaixo das ordens do rei Davi.
3  Quanto a Jedutum, os filhos: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias, e Matitias, seis, a cargo de seu pai, Jedutum, o qual profetizava com a harpa, louvando e dando graças ao SENHOR.
4  Quanto a Hemä, os filhos: Buquias, Matanias, Uziel, Sebuel, Jerimote, Hananias, Hanani, Eliata, Gidalti, Romanti-Ezer, Josbecasa, Maloti, Hotir, e Maaziote.
5  Todos estes foram filhos de Hemä, o vidente do rei nas palavras de Deus, para exaltar o seu poder; porque Deus dera a Hemä catorze filhos e três filhas.
6  Todos estes estavam sob a direçäo de seu pai, para a música da casa do SENHOR, com saltérios, címbalos e harpas, para o ministério da casa de Deus; e Asafe, Jedutum, e Hemä, estavam sob as ordens do rei.
7  E era o número deles, juntamente com seus irmäos instruídos no canto ao SENHOR, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito.
8  E deitaram sortes acerca da guarda igualmente, assim o pequeno como o grande, o mestre juntamente com o discípulo.
9  Saiu, pois, a primeira sorte a Asafe, a saber a José; a segunda a Gedalias; e ele, e seus irmäos, e seus filhos, ao todo eram doze.
10  A terceira a Zacur, seus filhos, e seus irmäos, doze.
11  A quarta a Izri, seus filhos, e seus irmäos, doze.
12  A quinta a Netanias, seus filhos, e seus irmäos, doze.
13  A sexta a Buquias, seus filhos, e seus irmäos, doze.
14  A sétima a Jesarela, seus filhos, e seus irmäos, doze.
15  A oitava a Jesaías, seus filhos, e seus irmäos, doze.
16  A nona a Matanias, seus filhos, e seus irmäos, doze.
17  A décima a Simei, seus filhos, e seus irmäos, doze.
18  A undécima a Azareel, seus filhos, e seus irmäos, doze.
19  A duodécima a Hasabias, seus filhos, e seus irmäos, doze.
20  A décima terceira a Subael, seus filhos, e seus irmäos, doze.
21  A décima quarta a Matitias, seus filhos, e seus irmäos, doze.
22  A décima quinta a Jeremote, seus filhos, e seus irmäos, doze.
23  A décima sexta a Hananias, seus filhos, e seus irmäos, doze.
24  A décima sétima a Josbecasa, seus filhos, e seus irmäos, doze.
25  A décima oitava a Hanani, seus filhos, e seus irmäos, doze.
26  A décima nona a Maloti, seus filhos, e seus irmäos, doze.
27  A vigésima a Eliata, seus filhos, e seus irmäos, doze.
28  A vigésima primeira a Hotir, seus filhos, e seus irmäos, doze.
29  A vigésima segunda a Gidalti, seus filhos, e seus irmäos, doze.
30  A vigésima terceira a Maaziote, seus filhos, e seus irmäos, doze.
31  A vigésima quarta a Romanti-Ezer, seus filhos, e seus irmäos, doze.

Capitulo 26
1  Quanto às divisöes dos porteiros: dos coraítas: Meselemias, filho de Coré, dos filhos de Asafe.
2  E foram os filhos de Meselemias: Zacarias o primogênito, Jediael o segundo, Zebadias o terceiro, Jatniel o quarto,
3  Eläo o quinto, Joanä o sexto, Elioenai o sétimo.
4  E os filhos de Obede-Edom foram: Semaías o primogênito, Jozabade o segundo, Joá o terceiro, e Sacar o quarto, e Natanael o quinto,
5  Amiel o sexto, Issacar o sétimo, Peuletai o oitavo; porque Deus o tinha abençoado.
6  Também a seu filho Semaías nasceram filhos, que dominaram sobre a casa de seu pai; porque foram homens valentes.
7  Os filhos de Semaías: Otni, Rafael, Obede, e Elzabade, com seus irmäos, homens valentes, Eliú e Semaquias.
8  Todos estes foram dos filhos de Obede-Edom; eles e seus filhos, e seus irmäos, homens valentes e de força para o ministério; ao todo sessenta e dois, de Obede-Edom.
9  E os filhos e os irmäos de Meselemias, homens valentes, foram dezoito.
10  E de Hosa, dentre os filhos de Merari, foram filhos: Sinri o chefe (ainda que näo era o primogênito, contudo seu pai o constituiu chefe),
11  Hilquias o segundo, Tebalias o terceiro, Zacarias o quarto; todos os filhos e irmäos de Hosa foram treze.
12  Destes se fizeram as turmas dos porteiros, alternando os principais dos homens da guarda, juntamente com os seus irmäos, para ministrarem na casa do SENHOR.
13  E lançaram sortes, assim os pequenos como os grandes, segundo as casas de seus pais, para cada porta.
14  E caiu a sorte do oriente a Selemias; e lançou-se a sorte por seu filho Zacarias, conselheiro entendido, e saiu-lhe a do norte.
15  E para Obede-Edom a do sul; e para seus filhos a casa dos depósitos.
16  Para Supim e Hosa a do ocidente, junto a porta Salequete, perto do caminho da subida; uma guarda defronte de outra guarda.
17  Ao oriente seis levitas; ao norte quatro por dia, ao sul quatro por dia, porém para as casas dos depósitos de dois em dois.
18  Em Parbar, ao ocidente, quatro junto ao caminho, e dois junto a Parbar.
19  Estas säo as turmas dos porteiros dentre os filhos dos coraítas, e dentre os filhos de Merari.
20  E dos levitas: Aías tinha cargo dos tesouros da casa de Deus e dos tesouros das coisas sagradas.
21  Quanto aos filhos de Ladä, os filhos dos gersonitas que pertencem a Ladä, chefes das casas paternas de Ladä: Jeieli.
22  Os filhos de Jeieli: Zetä e Joel, seu irmäo; estes tinham cargo dos tesouros da casa do SENHOR,
23  Dos anramitas, dos izaritas, dos hebronitas, dos uzielitas.
24  E Sebuel, filho de Gérson, o filho de Moisés, era o chefe dos tesouros.
25  E seus irmäos foram, do lado de Eliézer, Reabias seu filho, e Jesaías seu filho, e Joräo seu filho, e Zicri seu filho, e Selomite, seu filho.
26  Este Selomite e seus irmäos tinham a seu cargo todos os tesouros das coisas dedicadas que o rei Davi e os chefes das casas paternas, capitäes de milhares, e de centenas, e capitäes do exército tinham consagrado.
27  Dos despojos das guerras dedicaram ofertas para repararem a casa do SENHOR.
28  Como também tudo quanto tinha consagrado Samuel, o vidente, e Saul filho de Quis, e Abner filho de Ner, e Joabe filho de Zeruia; tudo que qualquer havia dedicado estava debaixo da mäo de Selomite e seus irmäos.
29  Dos izaritas, Quenanias e seus filhos foram postos sobre Israel como oficiais e como juízes, dos negócios externos.
30  Dos hebronitas foram Hasabias e seus irmäos, homens valentes, mil e setecentos, que tinham a superintendência sobre Israel, além do Jordäo para o ocidente, em toda a obra do SENHOR, e para o serviço do rei.
31  Dos hebronitas Jerias era o chefe, segundo as suas geraçöes conforme as suas famílias. No ano quarenta do reino de Davi se buscaram e acharam entre eles homens valentes em Jazer de Gileade.
32  E seus irmäos, homens valentes, dois mil e setecentos, chefes dos pais; e o rei Davi os constituiu sobre os rubenitas e os gaditas, e a meia tribo dos manassitas, para todos os negócios de Deus, e para todos os negócios do rei.

Capitulo 27
1  Estes säo os filhos de Israel segundo o seu número, os chefes dos pais, e os capitäes dos milhares e das centenas, com os seus oficiais, que serviam ao rei em todos os negócios das turmas que entravam e saíam de mês em mês, em todos os meses do ano; cada turma de vinte e quatro mil.
2  Sobre a primeira turma do primeiro mês estava Jasobeäo, filho de Zabdiel; e em sua turma havia vinte e quatro mil.
3  Era este dos filhos de Perez, chefe de todos os capitäes dos exércitos, para o primeiro mês,
4  E sobre a turma do segundo mês estava Dodai, o aoíta, com a sua turma, cujo líder era Miclote; também em sua turma havia vinte e quatro mil.
5  O terceiro capitäo do exército, para o terceiro mês, era Benaia, filho de Joiada, chefe dos sacerdotes; também em sua turma havia vinte e quatro mil.
6  Era este Benaia valente entre os trinta, e sobre os trinta; e na sua turma estava Amizabade, seu filho.
7  O quarto, do quarto mês, era Asael, irmäo de Joabe, e depois dele Zebadias, seu filho; também em sua turma havia vinte e quatro mil.
8  O quinto, do quinto mês, Samute, o israíta; também em sua turma havia vinte e quatro mil.
9  O sexto, do sexto mês, Ira, filho de Iques, o tecoíta; também em sua turma havia vinte e quatro mil.
10  O sétimo, do sétimo mês, Helez, o pelonita, dos filhos de Efraim; também em sua turma havia vinte e quatro mil.
11  O oitavo, do oitavo mês, Sibecai, o husatita, dos zeraítas; também em sua turma havia vinte e quatro mil.
12  O nono, do nono mês, Abiezer, o anatotita, dos benjamitas; também em sua turma havia vinte e quatro mil.
13  O décimo, do décimo mês, Maarai, o netofatita, dos zeraítas; também em sua turma havia vinte e quatro mil.
14  O undécimo, do undécimo mês, Benaia, o piratonita, dos filhos de Efraim; também em sua turma havia vinte e quatro mil.
15  O duodécimo, do duodécimo mês, Heldai, o netofatita, de Otniel; também em sua turma havia vinte e quatro mil.
16  Sobre as tribos de Israel estavam: sobre os rubenitas era líder Eliezer, filho de Zicri; sobre os simeonitas, Sefatias, filho de Maaca.
17  Sobre os levitas, Hasabias, filho de Quemuel; sobre os aronitas, Zadoque;
18  Sobre Judá, Eliú, dos irmäos de Davi; sobre Issacar, Onri, filho de Micael;
19  Sobre Zebulom, Ismaías, filho de Obadias; sobre Naftali, Jerimote, filho de Azriel;
20  Sobre os filhos de Efraim, Oséias, filho de Azazias; sobre a meia tribo de Manassés, Joel, filho de Pedaías;
21  Sobre a outra meia tribo de Manassés em Gileade, Ido, filho de Zacarias; sobre Benjamim, Jaasiel, filho de Abner;
22  Sobre Dä, Azarel, filho de Jeroäo. Estes eram os príncipes das tribos de Israel.
23  Näo tomou, porém, Davi o número dos de vinte anos para baixo, porquanto o SENHOR tinha falado que havia de multiplicar a Israel como as estrelas do céu.
24  Joabe, filho de Zeruia, tinha começado a numerá-los, porém näo acabou; porquanto viera por isso grande ira sobre Israel; assim o número näo se pós no registro das crónicas do rei Davi.
25  E sobre os tesouros do rei estava Azmavete, filho de Adiel; e sobre os tesouros dos campos, das cidades, e das aldeias, e das torres, Jónatas, filho de Uzias.
26  E sobre os que faziam a obra do campo, na lavoura da terra, Ezri, filho de Quelube.
27  E sobre as vinhas, Simei, o ramatita; porém sobre o que das vides entrava nas adegas do vinho, Zabdi, o sifmita.
28  E sobre os olivais e sicômoros que havia nas campinas, Baal-Hanä, o gederita; porém Joás sobre os armazéns do azeite.
29  E sobre os gados que pastavam em Sarom, Sitrai, o saronita; porém, sobre os gados dos vales, Safate, filho de Adlai.
30  E sobre os camelos, Obil, o ismaelita; e sobre as jumentas, Jedias, o meronotita.
31  E sobre o gado miúdo, Jaziz, o hagrita; todos esses eram administradores da fazenda que tinha o rei Davi.
32  E Jónatas, tio de Davi, era do conselho, homem entendido, e também escriba; e Jeiel, filho de Hacmoni, estava com os filhos do rei.
33  E Aitofel era do conselho do rei; e Husai, o arquita, amigo do rei.
34  E depois de Aitofel, Joiada, filho de Benaia, e Abiatar; porém Joabe era o general do exército do rei.

Capitulo 28
1  Entäo Davi reuniu em Jerusalém todos os príncipes de Israel, os príncipes das tribos, e os capitäes das turmas, que serviam o rei, e os capitäes dos milhares, e os capitäes das centenas, e os administradores de toda a fazenda e possessäo do rei, e de seus filhos, como também os oficiais, os poderosos, e todo o homem valente.
2  E pós-se o rei Davi em pé, e disse: Ouvi-me, irmäos meus, e povo meu; em meu coraçäo propus eu edificar uma casa de repouso para a arca da aliança do SENHOR e para o estrado dos pés do nosso Deus, e eu tinha feito o preparo para a edificar.
3  Porém Deus me disse: Näo edificarás casa ao meu nome, porque és homem de guerra, e derramaste muito sangue.
4  E o SENHOR Deus de Israel escolheu-me de toda a casa de meu pai, para que eternamente fosse rei sobre Israel; porque a Judá escolheu por soberano, e a casa de meu pai na casa de Judá; e entre os filhos de meu pai se agradou de mim para me fazer reinar sobre todo o Israel.
5  E, de todos os meus filhos (porque muitos filhos me deu o SENHOR), escolheu ele o meu filho Salomäo para se assentar no trono do reino do SENHOR sobre Israel.
6  E me disse: Teu filho Salomäo, ele edificará a minha casa e os meus átrios; porque o escolhi para filho, e eu lhe serei por pai.
7  E estabelecerei o seu reino para sempre, se perseverar em cumprir os meus mandamentos e os meus juízos, como até ao dia de hoje.
8  Agora, pois, perante os olhos de todo o Israel, a congregaçäo do SENHOR, e perante os ouvidos de nosso Deus, guardai e buscai todos os mandamentos do SENHOR vosso Deus, para que possuais esta boa terra, e a façais herdar a vossos filhos depois de vós, para sempre.
9  E tu, meu filho Salomäo, conhece o Deus de teu pai, e serve-o com um coraçäo perfeito e com uma alma voluntária; porque esquadrinha o SENHOR todos os coraçöes, e entende todas as imaginaçöes dos pensamentos; se o buscares, será achado de ti; porém, se o deixares, rejeitar-te-á para sempre.
10  Olha, pois, agora, porque o SENHOR te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te, e faze a obra.
11  E deu Davi a Salomäo, seu filho, a planta do alpendre com as suas casas, e as suas tesourarias, e os seus cenáculos, e as suas recámaras interiores, como também da casa do propiciatório.
12  E também a planta de tudo quanto tinha em mente, a saber: dos átrios da casa do SENHOR, e de todas as cámaras ao redor, para os tesouros da casa de Deus, e para os tesouros das coisas sagradas;
13  E para as turmas dos sacerdotes, e para os levitas, e para toda a obra do ministério da casa do SENHOR, e para todos os utensílios do ministério da casa do SENHOR.
14  E deu ouro, segundo o peso do ouro, para todos os utensílios de cada ministério; também a prata, por peso, para todos os utensílios de prata, para todos os utensílios de cada ministério.
15  E o peso para os castiçais de ouro, e suas candeias de ouro segundo o peso de cada castiçal e as suas candeias; também para os castiçais de prata, segundo o peso do castiçal e as suas candeias, segundo o uso de cada castiçal.
16  Também deu o ouro por peso para as mesas da proposiçäo, para cada mesa; como também a prata para as mesas de prata.
17  E ouro puro para os garfos, e para as bacias, e para os jarros, e para as taças de ouro, para cada taça seu peso; como também para as taças de prata, para cada taça seu peso.
18  E para o altar do incenso, ouro purificado, por seu peso; como também o ouro para o modelo do carro, a saber, dos querubins, que haviam de estender as asas, e cobrir a arca da aliança do SENHOR.
19  Tudo isto, disse Davi, fez-me entender o SENHOR, por escrito da sua mäo, a saber, todas as obras desta planta.
20  E disse Davi a Salomäo seu filho: Esforça-te e tem bom ánimo, e faze a obra; näo temas, nem te apavores; porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; näo te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do SENHOR.
21  E eis que aí tens as turmas dos sacerdotes e dos levitas para todo o ministério da casa de Deus; estäo também contigo, para toda a obra, voluntários com sabedoria de toda a espécie para todo o ministério; como também todos os príncipes, e todo o povo, para todos os teus mandados.


Capitulo 29
1  Disse mais o rei Davi a toda a congregaçäo: Salomäo, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque näo é o palácio para homem, mas para o SENHOR Deus.
2  Eu, pois, com todas as minhas forças já tenho preparado para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira, pedras de ónix, e as de engaste, e pedras ornamentais, e pedras de diversas cores, e toda a sorte de pedras preciosas, e pedras de mármore em abundáncia.
3  E ainda, porque tenho afeto à casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho eu dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário:
4  Três mil talentos de ouro de Ofir; e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes das casas.
5  Ouro para os objetos de ouro, e prata para os de prata; e para toda a obra de mäo dos artífices. Quem, pois, está disposto a encher a sua mäo, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?
6  Entäo os chefes dos pais, e os príncipes das tribos de Israel, e os capitäes de mil e de cem, até os chefes da obra do rei, voluntariamente contribuíram.
7  E deram para o serviço da casa de Deus cinco mil talentos de ouro, e dez mil dracmas, e dez mil talentos de prata, e dezoito mil talentos de cobre, e cem mil talentos de ferro.
8  E os que possuíam pedras preciosas, deram-nas para o tesouro da casa do SENHOR, a cargo de Jeiel o gersonita.
9  E o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coraçäo perfeito, voluntariamente deram ao SENHOR; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria.
10  Por isso Davi louvou ao SENHOR na presença de toda a congregaçäo; e disse Davi: Bendito és tu, SENHOR Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade.
11  Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.
12  E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mäo há força e poder; e na tua mäo está o engrandecer e o dar força a tudo.
13  Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória.
14  Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.
15  Porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra säo os nossos dias sobre a terra, e sem ti näo há esperança.
16  SENHOR, nosso Deus, toda esta abundáncia, que preparamos, para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mäo, e é toda tua.
17  E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os coraçöes, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coraçäo voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu.
18  SENHOR Deus de Abraäo, Isaque, e Israel, nossos pais, conserva isto para sempre no intento dos pensamentos do coraçäo de teu povo; e encaminha o seu coraçäo para ti.
19  E a Salomäo, meu filho, dá um coraçäo perfeito, para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos, e os teus estatutos; e para fazer tudo, e para edificar este palácio que tenho preparado.
20  Entäo disse Davi a toda a congregaçäo: Agora louvai ao SENHOR vosso Deus. Entäo toda a congregaçäo louvou ao SENHOR Deus de seus pais, e inclinaram-se, e prostraram-se perante o SENHOR, e o rei.
21  E ao outro dia imolaram sacrifícios ao SENHOR, e ofereceram holocaustos ao SENHOR, mil bezerros, mil carneiros, mil cordeiros, com as suas libaçöes; e sacrifícios em abundáncia por todo o Israel.
22  E comeram e beberam naquele dia perante o SENHOR, com grande gozo; e a segunda vez fizeram rei a Salomäo filho de Davi, e o ungiram ao SENHOR por líder, e a Zadoque por sacerdote.
23  Assim Salomäo se assentou no trono do SENHOR, como rei, em lugar de Davi seu pai, e prosperou; e todo o Israel lhe obedecia.
24  E todos os príncipes, e os grandes, e até todos os filhos do rei Davi, se submeteram ao rei Salomäo.
25  E o SENHOR magnificou a Salomäo grandíssimamente, perante os olhos de todo o Israel; e deu-lhe majestade real, qual antes dele näo teve nenhum rei em Israel.
26  Assim Davi, filho de Jessé, reinou sobre todo o Israel.
27  E foram os dias que reinou sobre Israel, quarenta anos; em Hebrom reinou sete anos, e em Jerusalém reinou trinta e três.
28  E morreu numa boa velhice, cheio de dias, riquezas e glória; e Salomäo, seu filho, reinou em seu lugar.
29  Os atos, pois, do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estäo escritos nas crónicas de Samuel, o vidente, e nas crónicas do profeta Natä, e nas crónicas de Gade, o vidente,
30  Juntamente com todo o seu reinado e o seu poder; e os tempos que passaram sobre ele, e sobre Israel, e sobre todos os reinos daquelas terras.